sábado, 7 de abril de 2012

Prefeitos de Paulo Jacinto

1953 - Emancipação Politica (02/12/1953)

1954 - José Aurino de Barros (Nomeado)


Natural de Campina Grande, no Estado da Paraíba, descendente de Antônio de Souza Barbosa, fundador de Paulo Jacinto, foi um dos precursores da Educação de nosso município, sendo um grande politico. Trabalhou pela Emancipação Politica de Paulo Jacinto junto a outros paulojacintenses e em 04 de janeiro de 1954 foi nomeado o primeiro prefeito do Município de Paulo Jacinto, pelo Governado do Estado Dr. Arnon de Melo.






 


1955 - Francisco de Assis Barbosa (1º Prefeito Eleito por voto direto)
 
Francisco de Assis Barbosa nasceu em 1909, no Sitio Olho D’água, ainda pertencente à Quebrangulo, filho de José Barbosa e Maria Amélia Barbosa. Por volta de 1921, começou a estudar na Vila Paulo Jacinto, com o professor Teodomiro Alves de Oliveira e sempre se mostrou interessado pela matemática.
Entre o final da década de 20 e inicio de 30, fundou a Loja Esperança, dando oportunidade de trabalho a alguns jovens de diferentes classes sociais. Vendia a prazo e geralmente as pessoas pagavam anualmente com os lucros da safra da agricultura. Casou-se com uma brilhante jovem de Palmeira dos Índios – Luiza Torres Barbosa que se entregou a cultura local e aqui se destacou como autora do Hino Municipal, pintura da Igreja Matriz em alto relevo e participou do coral, foi professora de música e comerciante, trabalhando na loja de sua propriedade “A Graciosa”, entre outros.
Foi o primeiro prefeito eleito em 31 de janeiro de 1955 por volto direto, com expressiva votação pelo seu exemplo de honradez e humanidade, sempre assegurando vitorias em suas empreitadas. Foi também vereador na época em que vereador não recebia subsidio. Um cidadão comprometido com as coisas de Paulo Jacinto, muito religioso, homem temente a Deus, nos deixou em 1988, ficando uma grande lacuna com sua partida.

3/02/1956 - José Aurino de Barros  (eleito em 03/10/1955)

1962 - Francisco de Assis Barbosa

1966 - José Aurino de Barros (Eleito em 3/10/1965) / João Pereira Carnaúba (Vice)

1969 - 1972 Joaquim Borba Calado (Arena - Altual PP) / José Correia Fontan (vice)
Joaquim Borba Calado, natural de Paulo Jacinto, foi casado com Eulina Barbosa Calado com quem teve dois filhos: Maria José Barbosa Calado e Sebastião Barbosa Calado, que quando adulto, foi prefeito deste município por um anos, vindo a falecer em seguida. Joaquim Borba foi apoiado pelo Ex-prefeito José Aurino de Barros.

1973 - 1976 José Joaquim da Silva  (Arena- Atual PP) / Henrique Pereira Bispo (vice)
José Joaquim da Silva, conhecido como Juca Cobra, nasceu em paulo jacinto em 17 de outubro de 1931, filho de Joaquim da Silva e Quitéria Amorim Souto, foi vereador por dois mandatos e prefeito deste município. Casou pela segunda vez com Luiza  Rocha.

1977 - 1978 Sebastião Barbosa Calado (+1978) e Maria José Ferreira Fontan (Vice) 

1978 - 1982 Maria José Ferreira Fontan 
Da esquerda para direita: Elma Canuto, Izabel Costa (Iza), Nize, Grinauria Teixeira, Eloisa Cavalcante (Lola), Mª José Correia Fontan, Nelma Torres Padilha, Grinauria Baborsa, Joana da Silva, Josefa Luíza Pereira (Zefa), Fancisca Correia (Chica Pendão) e Maria Araújo Feitosa (D. Cicera).
          Maria José Ferreira Fontan nascida em Paulo Jacinto no dia 09 de maio de 1933, filha de Francisco Ferreira e Maria Ferreira de Vasconcelos. Criada por suas tias Amélia e Maria. Teve a infância pobre, mas digna, e ainda adolescente começou a trabalhar na Loja Esperança do Sr. Francisco Barbosa, depois nos Correios e Telégrafos de onde saiu aposentada. Sua simpatia foi motivo da conquista de muitas amizades.
            Em 1957 casou-se com José Correia Fontan, pai de seus sete filhos: Margarida, Maria Amélia, Renise, Batista, Verônica, Francisco e Celsa.  A pedido do marido, um apaixonado por política na sua essência: "de fazer o bem, ajudar aos menos favorecidos e colaborar com o desenvolvimento da cidade que escolheu para viver", foi candidata a vice -prefeita na chapa de
seu compadre Sebastião Barbosa e com o falecimento do mesmo em 1978 assumiu a prefeitura onde administrou por cinco anos, já que os mandatos de prefeitos e vereadores foram prorrogados para seis anos. Gosta de receber os grandes políticos e de realizar eventos públicos, sendo frequentadores da sua residência homens como o Governado Guilherme Palmeira e Dilvado Suruagy, Luiz Cavalcante, Secretários de educação, segurança, saúde, Senadores e Deputados e outros mais.
            Realizou diversas obras, como calçamento de ruas, compra e reforma do prédio da Prefeitura Municipal, assinatura do convênio do DER para asfaltamento da estrada Viçosa – Paulo Jacinto, mas desenvolveu principalmente políticas sociais, voltadas para a população carente, como clube das mães, natal dos pobres, creche, programas na área de saúde e educação. Administrou com dificuldades financeiras, pois as verbas eram escassas para atender a demanda, trabalhou com muita honestidade e cuidado com o bem público. Dizia: - "Prefiro não fazer festas, mas pagar em dias meus funcionários".
            Em 1979 ficou viúva. Com sete filhos para criar e administrar uma cidade. Usou toda sua sensibilidade e criatividade para governar e cuidar da educação dos filhos.
            Uma das mulheres pioneira na política local e novidade na época, com uma equipe em sua maioria formada por mulheres, sua administração inovadora chamou a atenção dos órgãos da imprensa nacional, motivo da reportagem na revista Veja e no programa Fantástico da Rede Globo. Seu mandato ficou conhecido como “O Poder de Saias”.
            Faleceu em 23 de Novembro de 1999, deixando para os filhos seu exemplo de coerência, dignidade, honestidade e respeito.


Câmara Municipal (1977 - 1978): Mario Leandro da Costa / Eloina Cavalcante Babosa (Lola) / Luiza Faustino Rocha / Antonio Aprigio / Henrique Bispo / Sebastiana Teixeira dos Santos (Bastinha) / Guido Falcão / Manoel Gama / Ricarte Pereira.

Juíza da Comarca: Drª. Nelma Torres Padilha

1983 - 1988 José Gama Da Silva (ARENA - Atual PP) / Luciano José Torres Barbosa (Vice)

José Gama da Silva, natural deste município do Sitio Jangada, filho de Manoel Gama da Silva e de Maria Anastácia da Silva, estudou até a 4ª série na escola da zona rual de sua região, e em seguida fez o curso Ginasial na Escola Cenecista Antônio Farias, e nas horas vagas trabalhava no campo com seu pi. Terminando o curso ginasial, foi morar em Maceió, onde estudava e trabalhava de taxista. Formou-se em Direito. Depois de formado voltou a Paulo Jacinto, onde resolveu candidatar-se a prefeito, concorreu às eleições e foi eleito no pleito de 15 de novembro de 1982 assumindo a prefeitura em 01 de fevereiro de 1983 pela coligação Aliança Renovadora Nacional (ARENA), sendo eleito o prefeito mais jovem do Estado. Casou-se durante seu mandato, com a jovem de Palmeira dos Índios, Rosimeire Medeiros, tendo três filhos. o Prefeito José Gama era muito festeiro, considerado por muitos, polêmico e gostava de organizar destas juninas e valorizava muito a cultura local

Câmara Municipal (1983 - 1988): Cicero Faustino da Silva (Presidente) / Antonio Barros Aguiar / Alfredo de Souza Canuto / Antonio Agostinho dos Santos / Elias Bernadino Filho / Euza Duarte Cavalcante Ribeiro / Ivanildo Barbosa / João Teixeira dos Santos / Sebastião Campos.

1989 - 1992 João Neto Viana Teixeira de Mendonça (MDB) / José Ênio da Veiga Lima (vice)

João Neto Viana Teixeira Mendonça nascido em 01 de maio de 1934, natural de Paulo Jacinto, filho de João Ferreira de Lima e de Juvina Teixeira de Mendonça, foi eleito pela partido MDB - Atual PMDB. Seu maior sonho desde criança era de se envolver na política. No seu governo construiu a ponte do riacho Taquara, a ponte sobre o Rio Paraíba (Destruída em seu mandato em virtude da enchente, construção da praça Juvina Teixeira na rua Floriano Peixoto, calçamento de pedra que dá acesso a varias comunidades rurais entre outras. 

Câmara Municipal (1989 - 1992): Antônio Agustinho dos Santos / Cicero Cavalcante / Emmanoel Barbosa Teixeira / José Eugênio de Almeida / Fernando Feitosa de Araujo / Henrique Bispo (Filhinho) / Maria Araujo Feitosa / Ivanildo Barbosa / José Teixeira dos Santos.

 

1993 - 1996 Neulivan Vasconcelos Souza (PDT) / Alexandre Teixeira Cassiano (Vice)

Neulivan Vasconcelos Souza, natural de paulojacinto, nascido na fazenda Riacho Seco; é agropecuarista e seu slonga de campanha e mandato foi "Trabalho, Ordem e Respeito.



1997 - 2000 Elma Sales Costa (PSD) / Emmanuel Barbosa Teixeira ( PSDB - Vice)

Elma Sales Costa tem 2 filhos. Filha de João Cassiano Costa e Grinauria Sales Costa. Professora, há seis anos iniciou sua carreira política, exercendo a cargo de Secretária Municipal de Assistência Social. Recuperou áreas esquecidas no município, como saúde, habitação, educação e infraestrutura. Em sua administração também implantou um projeto pioneiro no Estado, o "Cidade para Todos", que, entre outras coisas, fez a adequação do município às necessidades de idosos e deficientes.

Câmara municipal: Cícero Faustino Silva (PFL), Cícero Lima da Silva (PSD), Christiano Costa Souza (PSD), Francisco Manoel Ferreira Fontan (PFL), João Teixeira dos Santos (PSB), José Eugênio de Almeida (PSC), José Graciano Amorim (PSDB), Manoel Afonso de Souza Neto (PSC) e Marcos Antônio de Almeida (PTB)

Juíza da Comarca: Drª. Mª Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá




 

2001 - 2004 Emmanuel Barbosa Teixeira - PSDB / Marcos Antônio de Almeida (Vice)

Emmanuel Barbosa Teixeira conhecido como Nerinho, nasceu em Paulo Jacinto em 26 de maio de 1960, filho de José Teixeira Cavalcante e de Francisca Barbosa Teixeira, Técnico em Agronomia e Agrimensura, foi vereador por dois mandatos (1989-1992 / 1993-1996). Dentre as obras de seu governo destaca-se: a recuperação da Escola 2 de dezembro, a recuperação de todas as estradas vicinais, calçamento do Povoado José Aurino de Barros, construção de 127 casa populares através de convenio com o Governo Federal sendo que 25 foram construídas com recursos municipais, criou a Casa da Cultura e implantou a Banda Fanfara.







2005 - 2012  Marcos Antônio de Almeida - PSB / Ricardo José Costa Souza (Vice)

Marcos Antônio de Almeida conhecido como Marcos Lisboa, paulojacintense nasceu em 11 de maio de 1963, filho de Antônio Lisboa de Almeida e Maria Inês Carlos de Almeida, é engenheiro agrônomo. Foi vereador e vice-prefeito deste município. Seu lema de gestão é "Vencendo Desafios". Segundo ele a escolha desse lema foi em virtude das dificuldades encontradas e dos desafios a serem vencidos na vida política.

Fatos relevantes desenvolvidos em sua administração:
- Desvio do leito do Riacho Taguara para evitar enchentes;
- Saneamento Básico do Conjunto Teotônio Vilela;
- Construção de quatro conjuntos habitacionais (Residencial Santa Inês);
- Construções de boeiros em varias ruas;
- Calçamento da ladeira popularmente chamada de Ladeira de Seu Zé Filho que liga o centro da cidade a AL 210

Slogan de Gestão
Câmara Municipal (2005-2008): Maria Zilda De Assunção Tenório (Presidente- PTB) / José Edvardo Ribeiro (1ª Secretario - PSDB) / Francisco Manoel Ferreira Fontan (Chicão) 2º Secretario- PTB) / Mauro Luiz da Silva (PTB) / Arconço Pereira Dos Santos (Netinho - PMN) / Cicero Lima da Silva /  Fabrício Berto Faustino (PR) / Helenivaldo Cavalcante Monteiro (Junior Ribeiro - PDT) / José Anisthyn Carvalho Da Silva (PDT).

Juíz da Comarca: José Cavalcante Neto Amâncio.

Câmara Municipal (2009-2012): Aparecido Do Nascimento (PSDB) / Arconço Pereira Dos Santos (Netinho - PMN), Baltazar Teixeira Cavalcante Filho (PSDC) /  Elza Rodrigues De Almeida (PTB) / Fabrício Berto Faustino (PR) / Helenivaldo Cavalcante Monteiro (Junior Ribeiro - PDT)/ Jose Teixeira Cavalcante Júnior (Junior Teixeira - DEM) / Maria Zilda De Assunção Tenório (PTB) / Thais Canuto - Presidente 2011-2012 (PTB).


2013 - 2016  Ivanildo Pereira do Nascimento - PSB / Maria Zilda De Assunção Tenório - PTB (Vice)

Ivanildo Pereira da Silva, é natural de Paulo Jacinto, nasceu em 27 de setembro de 1954 e é filho de Jaime Ferreira do Nascimento e Maria Pereira do Nascimento, foi Eleito no pleito de 07 de outubro de 2012, tomando posse em 1 de janeiro de 2013. Estudou até o ensino fundamental completo e é servidor civil público aposentado (CASAL). Casado com Margarida, pai de três filhos, e apoiado pelo atual prefeito, Marcos Lisboa, Nildo do Jaime como é conhecido, foi vitorioso pelo PSB-40 com 2.565 (52,13%) votos, onde disputou ao cargo com André Magalhães Cassiano do PHS-31 segundo lugar com 1.624 (33,01 %) votos e Mario Jorge Machado Barros do PP-11 que ficou em terceiro com 731 (14,86 %) votos. Seu slogan de governo é “Paulo Jacinto – No caminho do desenvolvimento”.



Câmara Municipal (2013-2016): Arconço Pereira Dos Santos (PMN) - Presidente 2013-2014 (Netinho - PMN), /  Elza Rodrigues De Almeida (PSD) / Fabrício Berto Faustino (PSD)  / Sheila Magna Assunção Silva (PTB) / José Anisthyn Carvalho Da Silva (PMN) / Francisco Manoel Ferreira Fontan (Chicão) - PT do B / José Salú da Silva (PDT) - Presidente 2015-2016 / Maciel Barbosa de Lima (PSB) /  Davi de Aquino Silva (PSB)

2017 - 2020  Marcos Antônio de Almeida - PMDB / Helba Maria Teixeira Cassiano (vice) - PMDB


           
Marcos Antônio de Almeida, 11 de maio de 1963, filho de Antônio Lisboa de Almeida e Maria Inês Carlos de Almeida, é engenheiro agrônomo (UFAL). Foi vereador e vice-prefeito deste município, e prefeito entre 2005-2012. foi Eleito no pleito de 02 de outubro de 2016 junto com sua esposa (natural de Palmeira do Índios em 26/09/1965) como vice na chapa para exercer seu 3º mandato no comando do executivo da cidade. Lisboa foi vitorioso pelo PMDB-15 na coligação PAULO JACINTO VOLTANDO A CRESCER (PMDB / PSB / PDT / PRTB / PTN / PT do B) com 2.727 (55,95%) votos, onde disputou ao cargo com Maria Zilda De Assunção Tenório do PMN-33 segundo lugar com 1.253 (25,71%) votos e Fabrício Berto Faustino do PSD-55 que ficou em terceiro com 894 (18,34%) votos. Lisboa consegue mais uma vez eleger 6 vereadores para a base do seu governo, apenas três da oposição conseguiram se eleger.
PROPOSTAS
1. Implantação da Educação em Tempo Integral;
2. Construção de Quadras de Esporte na Zona Rural;
3. Viabilizar terras para o Trabalhador Rural;
4. Saneamento Básico para toda Cidade;
5. Construção do Parque Municipal;
6. Construção da Ponte ligando Rua Senador Arnon de Melo a Rua Vera Cruz;
7. Construção de uma Nova Avenida ligando o Centro da Cidade a AL-210;
8. Construção de Casas Populares;
9. Viabilizar a Recuperação das nossas Nascentes;
10. Preservação das Matas Ciliares;
11. Asfaltar as Principais Ruas e Acessos da Cidade;
12. Recuperação do Sistema de Abastecimento D’água;
13. Implantação da Guarda Municipal;
14. Viabilizar a Criação de Hortas Comunitárias;
15. Viabilizar, junto com Municípios Vizinhos, a Construção do Aterro Sanitário. 


Slogan e lema de governo
         


Câmara Municipal (2013-2016): Arconço Pereira Dos Santos - Presidente - 2019-2020) (PSB), / Sheila Magna Assunção Silva (PMN) / José Anisthyn Carvalho Da Silva (DEM) / Francisco Manoel Ferreira Fontan (Chicão) - PT do B / José Salú da Silva (PDT) / Maciel Barbosa de Lima - Presidente 2017-2018 (PSB) /  Davi de Aquino Silva (PSB)  / José Ribeiro Barbosa Neto - Ribeirinho (PTN) / Laryssa Rodrigues De Almeida (PPS)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.