quarta-feira, 19 de agosto de 2015

|PJ EM FOCO| Baile da Chita agora é Patrimônio Cultural do Estado


O Baile da Chita, da cidade de Paulo Jacinto, agora é Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Imaterial do Estado. O projeto de lei foi aprovado, por unanimidade, pelos deputados estaduais durante a sessão ordinária realizada no último dia 23 de junho, na Assembleia Legislativa. A matéria é de autoria do deputado Inácio Loiola (PSB). Sob o número 7.720/2015, a lei foi sancionada pelo Executivo Estadual, conforme publicação no Diário Oficial do Estado que circula nesta quarta-feira, 19.
A iniciativa do parlamentar visa resgatar e valorizar a tradição da cultura e do folclore alagoano. “O tradicional e famoso Baile da Chita faz parte da história, do patrimônio e do orgulho do povo paulojacintense, consequentemente, da população alagoana”, observa Loiola. “Então, nada mais justo que transformar o Baile da Chita em Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas, com o reconhecimento e a aprovação do plenário da Casa de Tavares Bastos”, ressalta o deputado.

O Baile da Chita foi criado em 1951 com o objetivo de angariar fundos para a emancipação política da então Vila de Paulo Jacinto. O nome “Baile da Chita” se deve ao fato do evento ser realizada logo após os festejos juninos, no mês de julho, quando a cidade ainda está enfeitada com adornos que tem como base um volume considerável de tecidos com estampas de várias formas e motivações florais, com predominância sobre o mais brasileiro dos tecidos, que é a chita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.