quarta-feira, 13 de julho de 2016

Município de Paulo Jacinto se prepara para mais uma edição do Tradicional Baile da Chita

Por: Lucas França
O baile mais tradicional do estado já tem data e hora marcada, será realizado sábado, 16 de julho a partir das 22h no Clube Cultural Recreativo Paulojacintense. Ano passado o evento ganhou o Título de Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural de Alagoas. O evento é a manifestação cultural mais importante no calendário da cidade. No dia do evento, o município recebe muitos visitantes que vão prestigiar. O Baile da Chita foi criado há 64 anos e até hoje vem promovendo o desenvolvimento sócio – econômico, político e cultural de Paulo Jacinto, região agreste de Alagoas.
A principal causa da criação do baile era a emancipação política, pois o povoado já estava bem desenvolvido e os moradores sentiam a necessidade de se tornarem independentes politicamente. Porém, precisavam de dinheiro para contratar um advogado que defendesse essa causa. Um grupo de moradores do povoado na época conhecido como Lourenço de Baixo se reuniram e começaram a sugerir ideias que desse para ganhar dinheiro e tornar a vila um município.
Diante disso, a senhora Josefa Barbosa, José Aurino de Barros e seu Filho Djalma Barros, discutiam o que fazer para pagar o advogado, de tanto pensar a própria Josefa Barbosa teve a grande ideia de realizar um baile no povoado. No entanto eles sabiam que poderia dá certo ou não. Depois de tudo planejado, ainda precisaria pensar em um nome para o baile, foi quando surgiu o nome de ‘’Baile da Chita’’ porque a chita era um tecido da época que tinha um grande poder de comercialização, então os organizadores resolveram dar origem a está grande referência.
63º Baile da Chita (Clube Recreativo Paulojacintense -CRPJ) - 2015
Nos preparativos para o primeiro baile, Josefa Barbosa teve uma ideia bastante criativa, uma vez que o baile seria realizado após os festejos juninos, mais propriamente no mês de julho, era interessante fazer a escolha de uma rainha para ser apresentada durante o evento. A rainha era eleita através dos fundos adquiridos, assim, a que mais arrecadasse dinheiro na venda de rifas e bingos seria a eleita. Todos esses acontecimentos se deram por volta da década de 50. Outra informação bastante curiosa, é que os visitantes que costumavam frequentar a cidade no período da realização do Baile da chita viam de trem em grandes caravanas.
Além da criação do referido baile, nasceu também outra ideia que envolvia a musicalidade daquela época, Luiz Gonzaga e seu parceiro Humberto Teixeira estavam fazendo sucesso com a composição Propriá, que carinhosamente ficou conhecida como Rosinha de Propriá pelos paulojacintenses, por se tornar a chamadinha de abertura do evento. Um momento histórico foi à chegada de Luiz Gonzaga a Paulo Jacinto por convite do senhor José Aurino de Barros na época prefeito nomeado em 1953, Luiz Gonzaga estava de passagem pela região Nordeste e ao saber que sua música era considerada a chamada de abertura do baile, em agradecimento ele fez questão de realizar uma festa na cidade já emancipada. E até hoje a música Propriá, ainda é tocada pelas bandas e orquestras convidadas, tanto na abertura do baile como no fim.
Mesmo com todos os avanços acrescentados à cultura paulojacintense o baile da chita vem sobrevivendo ao longo desses anos. Hoje, a jovem escolhida para se tornar à rainha do baile e representar a cidade durante um ano, não é mais escolhida através de arrecadação de fundos por que não se trata mais de emancipação política e sim de uma continuidade desta tradição.
As eternas rainhas
Atualmente as rainhas são escolhidas através do voto direto dos associados do Clube Recreativo Paulojacintense, da diretoria responsável pela organização do evento ou por uma mesa julgadora que analisam as candidatas. Todas têm que obedecer alguns requisitos, como boa “conduta”, ser simpática, bonita, precisa ter entre 15 e 18 anos, e ser natural da cidade. E por falar em rainha, a representante deste ano já foi escolhida, a jovem Beatriz Barbosa, será coroada no baile, e receberá a faixa de rainha dos 64 anos do Baile da Chita. Pra jovem será uma comemoração dupla, justamente no dia do evento ela completará 18 anos. Em sua família já é tradição ter representantes, suas irmãs e algumas primas, também já foram coroadas como rainhas do Tradicional baile.
Baile da Chita: Um registro de memória
Existem várias versões sobre a história do baile da Chita, mas nas pesquisas para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC: Baile da Chita, um registro de memória, de autoria dos jornalistas Lucas França e Roberison Xavier, consta que durante esses anos a festa deixou de ser realizada em apenas um ano. No ano de 1978, por causa da morte do então prefeito da cidade José Correia Fontan, Já em 1989, depois de uma forte enchente que inundou a cidade semanas antes da festa, o baile foi adiado e realizado no mês de setembro. Outra inundação, no ano de 2010, adiou a edição mais uma vez. Apesar da tragédia a população não deixou de realizar a tradicional festa. Em 2014, também não houve o baile da Chita em ambiente fechado, como manda a tradição, mas foi realizado na praça central da cidade, aberto ao público e como a rainha já havia sido escolhida ela foi apresentada durante a comemoração na Praça de eventos Zefinha Barbosa.
Esse projeto dos jornalistas fica agora como um documento que consta a história do baile e suas referências. No documentário e na parte escrita do trabalho, há relatos de moradores, frequentadores do baile, parentes dos organizadores, eternas rainhas, jornalistas e da comunidade, é necessário agora apenas ir incluindo os nomes das futuras rainhas e possíveis mudanças na organização da festa.
Este ano o Baile da Chita completará 64 anos de tradição, os responsáveis pela a organização do evento que já se tornou a identidade cultural da população de Paulo Jacinto, afirma que ‘’os preparativos para o tradicional baile estão sendo realizados".
O público vai dançar muito com a Orquestra High Society de Maceió e o forró quente e arrochado da Banda Baby Som. E no dia 17 a festa continua aberta ao publico na Praça de Eventos, com a animação da banda Solteirões do Forró, Aero 5 e Kátia Cilene.
Maiores informações:
José Barros– Presidente do Clube Recreativo Paulojacintense
Contato: (82)9 9978-1040
Assessoria:
Contato: (82) 9 9995-7920/ 9 9355- 2924 - Lucas França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.